SEMINÁRIO EDUCAÇÃO 📚🥬

Na última sexta-feira, dia 22 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação de Francisco Sá, em parceria com o Núcleo de estudos e pesquisas em Educação do Campo, ofertou o 2º seminário de práticas e saberes nas escolas do campo de Francisco Sá. Estiveram presentes professores de várias localidades, além de alguns professores estaduais do município e a escritora Abgail Maria Ataíde Marques Dias, que na oportunidade lançou o seu livro Por que tem que ser assim?

O evento contou com práticas da Educação do Campo como uma mística de abertura que abordava a representação das comunidades e escolas, músicas e lembrancinhas temáticas que os professores levaram para casa e para suas escolas. Fora apresentado um vídeo com as fotos das escolas no qual constava letra de música que chamava a atenção para a situação dos camponeses e o que desejam para suas escolas.

O auge do evento foi, com certeza, a participação de Naiane Dias Nunes, camponesa, mestre em educação, que atualmente coordena o setor de educação escolar, indígena, do campo e quilombola na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Naiane discorreu sobre a construção da Educação do campo em Minas Gerais, ressaltando várias legislações pertinentes. Ao final de sua fala esteve disponível para responder às perguntas dos presentes, gerando um bate papo agradável e edificante para os educadores do campo. Ao final, a secretária de educação Késsia Corréia Ribeiro e a coordenadora do Núcleo de estudos e pesquisas da Educação do campo, Cristhianne David, anunciaram uma parceria firmada com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG que ofertará em breve um curso de aperfeiçoamento para todos os professores da rede Municipal. O evento foi produtivo, participativo e trouxe novidades que plantaremos no chão das escolas do campo de Francisco Sá.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FRANCISCO SÁADM. Para viver e ser feliz!