PREVINE BRASIL

Reconhecimento que motiva, afinal, o município de Francisco Sá, alcança a nota 9,65 no programa Previne Brasil, onde através da pontuação receberá 98,94% de incentivo financeiro para à atenção básica do município, parabéns aos nossos gestores e profissionais!

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da atenção primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. Avalia-se por quadrimestre sete indicadores da atenção primária: 1 – Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação.; 2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; 3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. 4 – Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS. 5 – Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada, 6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. 7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.